domingo, 3 de fevereiro de 2013

Banho do recém-nascido

A pele do bebê é muito sensível. Mais fina que a pele do adulto, ela ainda não é totalmente eficaz na sua função protetora. São necessários cuidados especiais para evitar lesões que comprometeriam as funções essenciais da pele. Afinal, é ela que regula a temperatura do corpo, exerce uma barreira contra toxinas e infecções, mantém a água e o sal do organismo e responde pela sensação tátil. Preservar a integridade da pele é de fundamental importância, especialmente no recém-nascido.

Os pais devem evitar o uso de substâncias não recomendadas pelo médico na pele do bebê. O uso exagerado de medicações cutâneas pode alterar a função da pele, aumentando os riscos de infecção.

Quais os cuidados na hora do banho?

Normalmente, a pele é ácida e esta acidez protege contra infecções. O uso de alguns produtos pode alterar o pH, tornando a pele do bebê mais alcalina, e aumentando as chances de infecções.

Para não alterar o pH, o banho do recém-nascido deve ser rápido, evitando o uso de substâncias que removam a camada de gordura da pele. Recomenda-se usar água fervida e resfriada até a temperatura do corpo (em torno de 36,5 °C), para não haver perda de calor. A temperatura ambiente deve estar em torno de 22 ºC.

O primeiro banho do recém-nascido, no hospital, deve ser retardado até haver estabilidade dos sinais vitais. Não é preciso dar banho imediatamente após o nascimento e o vérnix caseoso (a camada de gordura que recobre a pele do recém-nascido) não deve ser removido. Recomenda-se que a remoção do vérnix que não foi reabsorvido pelo organismo seja feita somente 24 horas após o nascimento.

Antes da queda do umbigo, recomenda-se um banho de bacia, sem mergulhar o bebê e cuidando para não molhar o coto umbilical. Não use sabonete nem detergente. Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabeça e depois lave o resto do corpo. Não se deve esfregar a pele, para evitar lesões.

Após a queda do coto umbilical, e durante o primeiro mês do bebê nascido normal, o banho deve ser com água pura e três vezes por semana. Se, por ventura, você quiser usar sabonete, deve sempre escolher um sabonete neutro, sem qualquer aditivo ou odor, para não alterar a função da pele.

Ao dar banho no bebê, tenha o cuidado de manter pelo menos uma das mãos segurando a criança, para evitar acidentes como queda ou afogamento.

Após o banho, sempre lembrar de tambem fazer higiene ao redor do brinquinho com alcool a 70% ,com uso de um cotonete e após girar com cuidado para remover tambem possivel sugidade que esteja presa na extensao do brinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário